Slideshow Image 4 Slideshow Image 3 Slideshow Image 1 Slideshow Image 2

Portugal

Partilha-nos através do


quaertira valverde ilha de armona sagres evora elxadais montargil costa de caparica guincho foz do arelho valado s. pedro de moel gala sitava mira vagueira s. jacinto madalena Canidelo angeiras rio alto viana do castelo caminha
Norte Centro Lisboa e Vale do Tejo Alentejo Algarve

PORTUGAL - PAÍS DOS DESCOBRIMENTOS

orbitur logo Localiza-se na costa oeste da Europa, entre o oceano Atlântico e Espanha, na Península Ibérica e integra, também, os arquipélagos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Com quase 900 anos de história e fronteiras estabilizadas desde o século XIII, é um dos países mais antigos do Mundo.
Com 1230 km de costa continental repleta de praias fascinantes, passando pela beleza única de parques naturais, lagos e rios, o norte e sul do país distinguem-se também pela sua orografia, com predominância para as planícies a sul do Tejo e para os planaltos e serras a norte.O ponto mais alto do país localiza-se na zona centro, com quase 2 mil metros de altura, a Serra da Estrela, ponto turístico obrigatório para os amantes de desportos de inverno, proporcionando a prática de ski, snowboard, entre outros.

Mas Portugal é também um país com um imenso património construído, dos jardins aos palácios, igrejas e outros monumentos, que espelham a história de um povo que um dia deu novos mundos ao mundo através dos Descobrimentos.
O clima caracteriza-se por invernos suaves e verões amenos, sendo os meses de maior precipitação entre Novembro e Janeiro. Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, a população concentra-se sobretudo nas zonas litorais, em especial nas metrópoles: Lisboa, a capital do país, Porto, a norte e Coimbra, no centro.
Em todos os continentes, mais de 200 milhões de pessoas falam português, o que tem permitido reforçar os laços socioculturais entre Portugal e o resto do mundo.
Apesar de ser um país predominantemente católico romano (Santuário de Nossa Senhora de Fátima é local de peregrinação de milhões de turistas anualmente) há também muitas outras profissões de Fé, com locais de culto próprios.
A moeda usada é o Euro, desde a sua entrada em vigor, em Janeiro de 2002.
Portugal é um Estado de direito Democrático, cujos órgãos de soberania estão consagrados na Constituição da República e que são o Presidente da República, a Assembleia da República, o Governo e os Tribunais.

A originalidade de ser Português
A fundação do país remonta ao século XII. D. Afonso Henriques declara o Principado independente de Castela e Leão, depois de vencer em batalha a sua mãe, D. Teresa. O condado Portucalense passou por períodos de várias guerras entre 1128 e 1139, mas só com o Tratado de Zamora, em 1143, o rei de Castela reconhece a independência de Portugal e D. Afonso I, rei de Portugal.
O século XV fica marcado para sempre na história da Humanidade como sendo a época dos Descobrimentos, em que os portugueses se aventuraram no mar em busca
do desconhecido. Primeiro a Madeira, depois os Açores e até algumas cidades de Marrocos. Nomes como Bartolomeu Dias, que dobrou o Cabo da Boa Esperança (1488), Vasco da Gama, que chegou à Índia (1498) ou Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil (1500), ficarão para sempre inscritos nas páginas da memória dos povos.

No inicio do século XX, é instaurada a Primeira República em Portugal (5 de Outubro 1910). O país foi depois abalado pela instabilidade política e financeira que a Primeira Guerra Mundial causou na Europa. Um golpe militar levaria ao fim da República, substituída pelo Estado Novo (regime repressivo) que vigorou entre 1933 e 1974. Mais de 30 anos depois, o Movimento das Forças Armadas derrubou o Antigo Regime, no dia 25 de Abril de 1974, naquela que ficou conhecida como a Revolução dos Cravos.A instauração da Democracia abria portas ao desenvolvimento socioeconómico, com espaço para a afirmação científica, especialmente na inovação tecnológica e cultural.
Em 1986, Portugal junta-se à Comunidade Europeia (CE) e posteriormente, à Zona Euro, mantendo uma relação estreita com os Países de Língua oficial Portuguesa (CPLP), bem como as comunidades portugueses espalhadas por todo o Mundo.Conhecido por ser um país de brandos costumes, Portugal é marcado pela presença de diferentes culturas e povos ao longo dos séculos e, assim, um pouco por todo o país, encontram-se monumentos e edifícios de influência romana, gótica, barroca, manuelina.
A abundante azulejaria em muitas fachadas de edifícios e fontanários, conta a história do país ou simplesmente retrata cenas do dia-a-dia, tal como a a escultura, e pintura de artistas portugueses de nomeada gravados na história.
Na literatura destacam-se autores como Luís de Camões, Eça de Queiroz, Florbela Espanca ou José Saramago (galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998). Mas ser português é também ter a capacidade de contar a vida através da música. O fado é uma forma única de se ser português e teve a sua maior expressão através de Amália Rodrigues prosseguindo na voz de grandes nomes como Mariza ou Carlos do Carmo.
Com mais de 200 milhões de falantes, a língua portuguesa é a 5ª mais falada em todo o Mundo, sendo mesmo a língua oficial em vários países. Diz-se que a língua portuguesa tem uma expressão única, incapaz de ser traduzida para outras línguas, porque há emoções que não se conseguem traduzir e, em nenhuma outra língua, se consegue verdadeiramente sentir, a Saudade…

A arte de bem receber
Segundo dados da Organização Mundial de Turismo, Portugal está no top 10 de países receptores de turistas, a nível europeu. O sector turístico representa uma importante fatia no PIB nacional e apresenta comparativamente com outros locais, vantagens atractivas para os turistas: hospitalidade, clima, níveis de segurança, qualidade das praias, campos de golfe reconhecidos internacionalmente, oferta diversificada e boas acessibilidades, quer aéreas, quer rodoviárias.
Porto, Évora, Sintra fazem parte da lista de centros históricos de cidades classificadas como Património Mundial da UNESCO. Também o património natural é protegido como é o caso do Parque Natural de Montesinho, da Serra da Estrela e da Ria Formosa. Portugal caracteriza-se por uma oferta turística bastante diversificada, quase como quem fala do arco-íris, com uma paleta muito variada e rica, nomeadamente no que se refere à sua gastronomia mediterrânica. Cada pequena região tem os seus pratos típicos, que vão desde muitas saladas frescas de frutas e legumes, regadas com azeite puríssimo, ao peixe fresco e carnes de animais do campo, passando pela doçaria tradicional conventual, dos Ovos Moles de Aveiro aos Morgados de figo e amêndoa algarvios, sem esquecer os óptimos vinhos de mesa e espirituosos, reconhecidos internacionalmente. Portugal tem vinhos de aromas e sabores únicos, produzidos em regiões demarcadas e internacionalmente premiadas como o Alentejo ou o Douro, sem esquecer, por exemplo, talvez o maior embaixador de Portugal, o vinho do Porto.
Portugal é isto e muito mais, mas o melhor de tudo tem que se ser vivido, no contacto directo da riqueza das gentes, das pronúncias típicas, das cores alegres dos trajes tradicionais e, principalmente, na riqueza de um sorriso rasgado de quem acolhe sempre de braços abertos.

www.descubraportugal.com.pt | www.meteo.pt

logo campingclub
Faça-se membro do Orbitur Camping Club !!
Inscreva-se
Newsletter
Insira o seu email para receber as últimas novidades da Orbitur!!!
Enviar
Partilha-nos com os teus amigos
Partilha-nos através do
Intranet Campingdata

ORBITUR Intercâmbio de Turismo SA - Av. da Boavista, 1681, 3º, Salas 5 a 8 - 4100-132 Porto - Portugal -
Tel: 00 351 22 6061360 - Fax: 00 351 22 6063590 - Mobile: 00351 932420602 - crp@orbitur.pt